Primeiros 34 km da RSC-287 devem ser duplicados até metade de 2024, estima Rota de Santa Maria

Deni Zolin

Primeiros 34 km da RSC-287 devem ser duplicados até metade de 2024, estima Rota de Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Apenas aguardando as licenças da Fepam e a aprovação dos projetos por parte do governo do Estado para iniciar as obras de duplicação da RSC-287, a concessionária Rota de Santa Maria tem planos de duplicar 34 km da rodovia nos 12 primeiros meses de trabalho, bem mais do que os 3 km previstos no contrato. A previsão atual é que as obras comecem entre abril e junho, com equipes em duas frentes de trabalho: entre Tabaí e Venâncio Aires (km 28 a km 55) e de Venâncio a Santa Cruz do Sul (km 55 ao km 105 da rodovia). Em novembro deste ano, outras equipes devem iniciar a duplicação nas regiões de Vera Cruz e de Novo Cabrais. O plano da Rota é duplicar todos os 156 km, entre Tabaí e Novo Cabrais, até 2027, três anos antes do prazo.

Em paralelo a isso, a Rota espera por uma avaliação do governo do Estado sobre um estudo para antecipar a duplicação da rodovia entre Santa Maria e Novo Cabrais. Se tudo der certo, todos os 204 km da estrada devem estar duplicados até o ano de 2030, e não mais até 2042, como prevê o contrato. A Secretaria Estadual de Parcerias diz que ainda não estuda essa antecipação e que seria preciso uma justificativa legal para fazer as obras antes, já que isso impactaria em aumento da tarifa.

A concessionária decidiu antecipar as obras entre Tabaí e Novo Cabrais por entender que há vantagens aos usuários e à empresa, já que uma rodovia duplicada pode atrair mais motoristas e gerar mais receita. O contrato exige que as duplicações de trechos urbanos de Tabaí, Venâncio e Santa Cruz do Sul deveriam começar no 3º ano da concessão, a partir de setembro deste ano. E que os trechos rurais nessas regiões deveriam iniciar no 6º ano, a partir de 2026, e serem concluídas até o final do 9º ano, em 2030. Porém, a empresa quer antecipar as obras e começá-las entre abril e junho de 2023, assim que sair a licença da Fepam e a aprovação dos projetos.

Além disso, à medida que a Rota concluir a duplicação de um trecho urbano, vai seguir com as mesmas equipes já duplicando os trechos rurais na sequência, segundo o coordenador de Meio Ambiente e Desapropriação da Rota de Santa Maria, Cesar Cruvinel.

– Em um ano, queremos duplicar 34 km. O contrato previa só 3 km duplicados no 3º ano da concessão – afirmou.

Ou seja, a ideia é que, até junho de 2024 ou mais tardar até setembro do ano que vem, quando acabar o 3º ano da concessão, os primeiros 34 km já estejam duplicados e que a obra siga.

– Depois desse primeiro ano, tem de aumentar o ritmo de duplicação, porque, até o 6º ano (2027), o plano é duplicar tudo entre Tabaí (km 28) até Novo Cabrais (km 156). Esse cronograma é uma previsão se todos os processos correrem dentro da expectativa de aprovação de licenças e dos projetos. Entregando esses 34 km no 3º ano, a tendência é que aumente o ritmo daí para a frente, para concluir até o ano 6 até o km 156, em Novo Cabrais. Se o governo do Estado aprovar a antecipação da duplicação entre Novo Cabrais e Santa Maria, a ideia é duplicar de Tabaí até Novo Cabrais e já seguir com a obra de duplicação em direção a Santa Maria – afirmou.

Segundo ele, se o Estado autorizar, seria possível duplicar toda a rodovia, até Santa Maria, até o ano de 2030. O contrato original prevê a duplicação desse trecho entre o 19º e o 21º ano de concessão (de 2040 a 2042) ou antes, se for atingida a média de de tráfego 18 mil eixos equivalentes na rodovia por dia.

Apesar de informar que ainda não está avaliando pedido de antecipação das obras de Santa Maria a Novo Cabrais, a Secretaria Estadual de Parcerias ressalta que “está aberta ao diálogo com a sociedade para verificar toda e qualquer possibilidade de melhorias nas parcerias firmadas, sempre atenta para o cumprimento dos contratos, evitando prejuízos na prestação de serviços ou aumentos tarifários para todos os usuários das rodovias estaduais concedidas no RS.”

A estimativa da Rota é que a duplicação total dos 204 km, do trevo do Aeroporto de Santa Maria a Tabaí, custe R$ 1,5 bilhão. Para dar conta de ter obras de duplicação em quatro ou cinco trechos ao mesmo tempo, a previsão é que haja 800 trabalhadores diretos e indiretos a partir deste ano. Os primeiros 250 funcionários estão sendo contratados pela Construtora Sacyr, do grupo dono da Rota, e terão como base Vera Cruz.

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Duplicação de trecho urbano de Santa Maria deve iniciar em 2024

Além das duplicações entre Tabaí e Novo Cabrais, que devem iniciar este ano, a Rota prevê que, em janeiro de 2024, começará a duplicar o trecho urbano de Santa Maria – 1,5 km do Trevo do Aeroporto em direção à Base Aérea. Cruvinel diz que a previsão é que esse trecho esteja duplicado até setembro de 2025.

Terceiras faixas a partir de abril

Agora em março ou abril, Cruvinel diz que começará a construção de duas terceiras faixas em Santa Maria e 11 melhorias de acessos a estradas de chão. As pistas extras, para dar segurança às ultrapassagens, serão feitas na reta entre o viaduto ferroviário, perto da Base, e o trevo de Silveira Martins, ou perto dali.

– Temos a obrigação contratual de regularizar esses 68 acessos a estradas públicas ao longo da RSC-287. No ano 2 (até setembro), temos de fazer os primeiros 11 acessos e faremos próximo a Santa Maria. É construída e pavimentada uma pista lateral, com faixa de aceleração e desaceleração ao lado da rodovia, para ingresso e saída da estrada em segurança – diz Cruvinel.

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